segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O que se esperar do projeto Agência Tubo de Ensaio?


O que se esperar do projeto Agência Tubo de Ensaio? Eu esperei mudança e foi isso que a maioria dos que participaram obtiveram, tanto os alunos que participaram como também os professores.

O projeto para mim? Está sendo muito proveitoso e de um aprendizado magnífico, as pessoas que eu conheci, as amizades e conhecimentos adquiridos, tenho certeza de que vou levar o que eu aprendi aqui para a vida toda.

Nesses três dias que ocorreram a V Feira de CT&I , nos reunimos e visitamos os estandes, escolhemos o tema para fazermos as reportagens. O assunto escolhido foi a Biodiversidade.

Varias instituições de pesquisa cientifica, das mais diversas, comparecem nessa Feira. Áreas diferentes, mas que tem o mesmo impacto na nossa vida.


Pesquisamos, fizemos perguntas a pesquisadores do assunto e seus bolsistas (estudantes universitários), e entrevistamos também os alunos das escolas que visitaram a feira.


Perguntamos o que eles aprenderam? Obtivemos muitas respostas diferentes, mas de uma coisa eu tenho certeza: quem veio visitar a Feira saiu daqui com conhecimentos diversos, não somente em relação à Biodiversidade, mas sobre a ciência em geral. No final das contas, tudo indica que a Feira conseguiu esclarecer e proporcionar conhecimentos, além de fortalecer a informação que cada um trouxe.

E agora?Eu tenho a vontade de levar o projeto para minha Escola, tentar resgatar o interesse do aluno pela ciência que é importante para a nossa vida, e eu não falo somente da ciência ou de tecnologia, falo como um todo, que inclui as ciências humanas, exatas e naturais.

Elas que interferem na nossa vida, no modo de pensar e enxergar o mundo, como agir, como cuidar e lidar com a sociedade. Pensa nos problemas, não só os de matemática, como também os da nossa vida, elabora estratégias de como organizar melhor diferentes aspectos da nossa vida coletiva, por exemplo.  

A ciência é a nossa vida, e como nossa vida devemos saber como aproveitá-la, e usá-la a nosso favor, para a nossa compreensão. E foi isso que eu aprendi nessa experiência, que eu tenho muita certeza mudou a minha vida. E espero levar o aprendizado e as pessoas que convivemos na mente e coração.

Vou levar o sorriso deles, o trabalho em grupo, a forma como cada mídia se completava com o nosso trabalho, e espero mesmo continuar a falar e trocar experiências com cada um deles.

Ketlyn Corra Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário