segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O que é a V Feira Estadual de CT&I?

Texto: Nahum Hudsom Gadelha

Lançamento da Agência Tubo de Ensaio durante
a V Feira de CT&I

A V Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento começou na quarta-feira (17) e encerrou-se nesta sexta-feira (19), no campus do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)  da Universidade do Estado do Pará (Uepa).


Ao todo foram 25 estandes com demonstrações científicas das principais instituições de ensino e pesquisa do Estado, além de mais de 80 atividades ofertadas nos três dias, entre mini-cursos, oficinas, palestras e atividades culturais. O público também pode ver uma exposição de fotografias 3D do Curro Velho, da Secretaria Estadual de Cultura. Já a programação de palestra e oficinas recebeu 1.500 inscritos.


O evento é destinado a estudantes e educadores dos níveis fundamental e médio, assim como universitários e todas as pessoas com interesse nos diversos assuntos relacionados ao avanço do conhecimento humano.

Nesta edição, a Feira foi realizada de forma integrada com o Fórum de Pesquisa, Ensino e Extensão (FORPEEXP), promovido anualmente pela Uepa e destinado ao seu público acadêmico.

No Pará, desde 2007, a coordenação da Semana está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que realiza a Feira Estadual de CT&I por meio da parceria com diversas instituições.

 A Feira de CT&I em números

Escolas: 
* 52 escolas públicas estaduais e municipais apoiadas com ônibus cedidos pela SECTI para o transporte até a Feira;
* 15 escolas públicas foram por conta própria. Dessas, três eram de Ananindeua e uma de Bujaru;
* 45 alunos foi a média de estudantes por escola.

Público: 
* 7.992 visitantes foram registrados nos dois primeiros dias. Para os três dias, eram esperadas mais de 10 mil pessoas.
* 30 horas de atividades educativas, científicas e artísticas e culturais para cerca de 1.500 participantes.
 Fonte: Assessora de comunicação da SECTI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário