quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A escola encontra a ciência


 O que é ciência? Como ela nos ajuda? Quantas ciências existem? Quais são essas ciências? Quem nos traz essas respostas?

Pesquisadores em palestra com
os alunos da oficina
Agência Tubo de Ensaio - Algumas dessas perguntas foram respondidas na entrevista coletiva que ocorreu no dia 02 de Outubro na Universidade do Estado do Pará – UEPA, que contou com a participação de quatro pesquisadores: dois da Universidade Federal do Pará – UFPA, o professor de Física e Geofísica Elinei Santos, a socióloga Kátia Mendonça, a pesquisadora e bióloga do Museu Emilio Goeldi Marlúcia Martins, e o pesquisador da Embrapa e professor Raimundo Brabo. Cada um deles falou um pouco sobre sua concepção de ciência e no que trabalham.

O que pensar da ciência?
Segundo a Profª Marlúcia, ciência é tudo aquilo que nos gera dúvidas e a partir disso nos permite ter ideias, que, quando compartilhadas e colocadas em prática, proporcionam a melhoria da vida na terra. Um pesquisador tem como objetivo formular perguntas, ter idéias para respondê-las e formular técnicas para prová-las. 


Já o Profº Brabo, especialista na planta mandioca, lembra que a inteligência humana existe desde quando o homem começou a ter ideias, tais como a utilização do fogo para aquecê-lo. Os dois maiores avanços tecnológicos foram o arado e o descobrimento das leguminosas , que possibilitaram a agricultura e permitiu a sobrevivência da espécie humana. Para ele, o primeiro passo para fazer ciência é a observação e o segundo a experimentação.

Em contraponto, Kátia Mendonça, pesquisadora da área das ciências humanas, observa que os conceitos de observação e experimentação, são válidos para ciências exatas. Aplicado esses conceitos às ciências humanas, tornaram estas, em seu ponto de vista, em “ciências desumanas”, uma vez que as humanidades tentam se igualar às ciências exatas e naturais, e passam a ver o outro como um objeto de experimento. Na verdade, as ciências humanas devem cumprir o papel de compreender o ser humano como um todo.

Encerrando a palestra, o físico e professor Elinei Santos relatou a sua experiência na infância, quando teve seus primeiros questionamentos acerca dos fenômenos naturais. Para ele, a ciência tem sentido quando traz coisas práticas para a realidade. Especialista em sistemas dinâmicos não lineares e sincronização de caos, Prof° Elinei trabalha com uma área de ponta, o que poderia ser difícil de imaginar para alguém que teve o primeiro contato com a televisão apenas aos 10 anos de idade.

Os pesquisadores apresentaram três áreas da ciência: as exatas, as naturais e as humanas.  A diferença entre elas é o método utilizado, mas todas possuem a mesma preocupação: questionar e compreender porque estamos aqui.

Ao término das palestras, foi realizada uma entrevista coletiva com os pesquisadores e, a partir dela, foram feitos produtos para rádio, vídeo e fotos.  


Texto: Ketlyn Marques, Carol Dias, Matheus Maciel e Nahum Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário